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sexta-feira, 4 de março de 2011

PROJETOS QUE FORAM TRABALHADOS NA EMEI NO ANO 2010




BRINCAR PARA CRESCER...
PARA APRENDER É PRECISO ESTIMULAR!!

     TURMA BERÇÁRIO II
                                                         1 A 2 ANOS
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS
                                  ANA FLÁVIA
                                  JULIANE
                                  SILVIA

DIRETORA: ELDA

COORDENADORA: ELIANA

Período: AGOSTO a novembro  Ano: 2010

Emei: Maria Gonçalves Rodrigues

Justificativa:
      Percebendo que a criança é um sujeito ativo, capaz de construir o seu conhecimento, pensamos em continuar a qualificação do Berçário, propiciando que essa construção ocorra num ambiente favorável, repleto de estímulos e desafios planejados de acordo com suas necessidades.       Através dessa intencionalidade é que justificamos o ato de descobrir e brincar no Berçário.
        Ao planejarmos as diversas oportunidades de as crianças realizarem novas experiências levamos em conta o seguinte questionamento: o que será experiência para cada uma delas? O que vai tocá-las? É importante para a criança ou é apenas uma atividade planejada pela professora sem levar em conta os interesses e os modos de pensar e agir dos pequenos? O que se planeja está pautado nos jeitos de ser e de se expressar daquelas crianças? Respeita os seus tempos?
          A proposta tem a intenção de ampliar e enriquecer o repertório cultural, afetivo, relacional dos pequenos?
OBJETIVOS GERAIS:

          Propiciar um ambiente repleto de oportunidades que favoreçam o descobrir, o experenciar e o brincar de modo prazeroso e constante, sem barreiras, sem negações, com ações que transmitam segurança, criem vínculos e sejam ricos em sutilezas de ações.
          Essas descobertas experenciadas no brincar é que irão ajudar no desenvolvimento das habilidades que as crianças estão adquirindo (noção de espaço, consciência corporal, percepções, linguagem, habilidades motoras).


”A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo”. (DAHLBERG, MOSS e PENCE, 2003, p. 72)

    
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tendo a idéia de que a infância é uma construção social, caracterizada por uma fase da vida de desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e social, onde se aprende a interagir com o ambiente em que se vive, bem como as regras que regem a sociedade da qual faz parte, não procuramos impor uma aprendizagem, mas buscamos dar a liberdade, para que a criança, através de seu interesse e experienciações, busquem os meios de assimilar as novas descobertas. Para tanto se faz necessário que o ambiente seja propício para estas descobertas. Sendo as professoras responsáveis por elaborar um ambiente adequado, objetivado e seguro para este fim. Depois de passado da fase “invisível’ do Berçário, ficamos comprometidas em construir ações que remetessem a uma atuação mais vinculada as especificidades de cada criança, percebendo sempre o que nos diziam através de suas diversas linguagens, cuidando para respeitar seu tempo e suas carências. Através da construção de materiais, da adequação do espaço e da relação diária com as crianças, descobrimos... O quanto elas tem a nos dizer e principalmente a nos surpreender a cada dia.
“O que costumamos chamar de ambiente generoso é o tipo de ambiente que resulta não somente da riqueza e variedade dos materiais oferecidos, mas também das atitudes dos professores, implícitas no cuidado com que os materiais foram procurados, escolhidos e oferecidos ás crianças. Trata-se de uma atitude generosa, que se caracteriza pela atenção e escuta constantes por parte dos adultos que sabem observar, oferecer coisas e fazer isso na medida e nos momento certos.” Galardini e Giovannini (2002, p. 18)
                                                                                          
      METODOLOGIAS E AÇÕES:
          Serão desenvolvidas atividades de interação entre adulto e criança, propiciando o desenvolvimento de forma integral através de manipulações de diferentes recursos, cantigas, massagens, ações cotidianas como banho e alimentação, manifestações afetivas, através das atividades em destaque. Seguem aqui algumas das atividades e seus objetivos que serão realizadas durante o projeto em si.
OBJETIVOS e atividades 1
Desenvolver de forma gradual e integra as habilidades motoras (viso motor, perceptivo e psicomotricidade e a coordenação óculo manual) .
      Desenvolver a motricidade fina e a sincronização motora da criança.
      Ensinar-lhe a coordenar a respiração enquanto se movimenta.
Ø Encaixe e empilhar
Ø Fileiras de obstáculos (circuito)
Ø Pontaria, boliche, pescando tampinhas
Ø Bolas, cordas passar por cima, baixo, pular etc.
Ø Ao ataque com bolas de papel, almofadas
Ø Túnel com mesa, cabana escura
Ø Brincadeiras com bexigas soprar pelo chão,estourar
Ø Andar sobre linhas
OBJETIVOS e atividades 2
        Propiciar-lhe exploração sensorial do ambiente ao seu redor.
   Estimular sua orientação espacial e a exploração do ambiente ao seu redor, melhorando sua coordenação ao se deslocar.
        Aumentar sua habilidade de manipulação.
        Fazer com que a criança tome consciência do seu próprio corpo melhorando assim sua capacidade para controlar a postura.
Ø Melecas de farinhas, Sagu (visualização e percepção tátil)                                                                    
Ø Degustações
Ø O que está escondido no saquinho (cadê, achou)
Ø Gelatina, macarrão, Areia, barro, argila
Ø Com as mãos na água, piscina, escorregador de sabão, chuva com esguicho
OBJETIVOS e atividades 3
        Contribuir pra o seu desenvolvimento lingüístico enriquecer o seu vocabulário, favorecendo a capacidade de observação, localização e identificação de objetos e pessoas.
             Estimular sua imaginação e criatividade.
Ø Dramatizações
Ø Cantigas e ritmos, fantoches
Ø Caixas surpresas, fantasias, caixa maluca com olhos e bocas para jogar bolinhas
Ø A orquestra com materiais diferentes (panelas, tampas, baldes, cones de papel etc.) e bandinha
Ø Bolinhas de sabão, pintura soprada                                                                                               
Etapas do projeto
                    1°momento-dia 16/08/2010 Reuniremos os pais e crianças para um momento de 
              relaxamento apresentando a técnica de massagem shantala, massagem com bexigas                      para eles fazerem em seus filhos.

2°momento- mês de agosto Brincadeiras que envolvam jogos concretos como, empilhar, encaixe, bolas, cordas, etc.

3° momento- mês de setembro Brincadeiras que envolvam artes, pinturas em geral, dramatizações, leituras de historias, poesias etc.

4°momento- mês de outubro Brincadeiras que envolvam os sentidos, degustação, olfativo, tátil, visual, auditivo.

5°momento- mês de novembro Brincadeiras que envolvam melecas, água, terra, argila, recursos naturais.

6°momento- Dia 10/12/2010 Culminância do projeto será uma apresentação de Power point  para os pais de todas as atividades realizadas pelas crianças/entrega de CDs.

            PÚBLICO SUJEITO:
        DIRETOTO: ALUNOS, PROFESSORES
INDII            INDIRETO: PAIS



     Responsáveis envolvidos no projeto
       PROFESSORES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO

  RECURSOS    HUMANOS: CONFECÇÕES E REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES.

       MATERIAIS: RECURSOS NATURAIS, COMESTÍVEIS, LIVROS, PAPEIS, GIZ,   BRINQUEDOS CONCRETOS, JOGOS ETC.
               


Avaliação:

                      É a parte fundamental do processo educativo e ocorre diariamente, sempre levando em conta a vivências das crianças, observando-as o tempo todo, levando em conta o estágio anterior ao processo que cada um está realizando e, assim registrando os avanços.
               Sendo registrado tudo com fotos,relatórios, depoimentos dos pais,constando tudo arquivado para futuras consultas.
                      A observação atenta permitirá fazer ajustes e intervenções se preciso, solicitando mais ou menos, dependendo do desempenho de cada criança.

                                                                                    
                         Conteúdos relacionados
                                                                              E HABILIDADES ADQUIRIDAS

Identidade e autonomia:
Ø Comunicação e expressão
Utiliza-se da linguagem não verbal por meio de gestos e sinais para comunicar seus desejos.
Ø Consciência de si percepções corporais
Despertar para sensações e ritmos explorando seus movimentos.
Ø Relações sociais
Brincar individualmente e em grupos.
Ø Relações com objetos e meio
Explorar todos os ambientes avançando seus limites.

Artes:
Ø Fazer artístico
Aperfeiçoar o movimento de pinça podendo utilizar também outros recursos para imprimir traçados sobre o papel. Produzindo rabiscos com movimentos amplos e aleatório permanecendo um maior tempo nessa atividade.
Ø Apreciação
Fazer e apreciar suas produções e a dos colegas iniciando a construção de suas percepções sobre as representações simbólicas.

Natureza e sociedade:
Ø Meio social e cultural
Ampliar a representação do jogo simbólico, criando suas próprias brincadeiras.
Ø Recursos naturais
Ampliar suas percepções sensoriais (visual, auditiva, gustativa e olfativa através de manipulações de alimentos objetos s cheiros, texturas diferentes e recursos naturais.
Ø Meio físico
Explorar o ambiente por conta própria explorando seus limites corporais através da interação com o outro e o espaço.

Linguagem oral e escrita:
Ø Expressão oral
Ampliar seu vocabulário com mais palavras inteligíveis que utiliza de maneira freqüentes, tornando sua linguagem mais compreensiva o que permite entender quase tudo o que escuta.
Ø Praticas de leitura
Despertar o interesse dos nomes de objetos e gravuras, gostando de escutar canções e histórias infantis, nomeando e interagindo com as mesmas.
Ø Praticas de escrita
Procurar despertar o interesse em rabiscar livremente traços em diferentes posições ampliando suas possibilidades de representação gráfica sem intenção de representar algo.


Matemática:                                       
Ø Espaços figuras e formas
Emparelhar um objeto ao lado do outro empilhando e encaixando, percebendo a melhor estrutura formas e tamanhos, distinguindo objetos semelhantes e diferentes.
Percorrer o ambiente identificando pontos de referencia e sentido de direção.
Ø Grandezas e medidas
Perceber e conhecer os objetos segundo seus atributos, pesado, leve, grande, pequeno, alto, baixo, etc.

Música:
Ø Fazer musical
Cantar e participar das brincadeiras cantadas
Fazer relação entre a figura e o objeto com o som que ele produz.
Reproduzir imitações de sons e musicas conhecidas ampliando as palavras e ritmos memorizados.
Ø Apreciação musical
Apreciar e ouvir as músicas movimentando-se livremente ao som delas, acompanhar cantando as músicas conhecidas representado gestos esperados.
Quando estimulado a ouvir diferentes gêneros de qualidade percebendo a percepção sonora aguçando a sensibilidade auditiva.


Movimento:
Ø Expressividade
Intensificar a imitação através dos jogos simbólicos nas brincadeiras de faz de conta.
Perceber manifestações sonoras e musicais reproduzindo gestos e imitações.
Ø Equilíbrio e coordenação
Domina a preensão e o movimento de pinça explorando diferentes objetos,pega, lança, rola, chuta, empilha, encaixa, com autonomia presteza e confiança progressiva.
Utiliza todo corpo para realizar os traços incluindo os movimentos da articulação dos cotovelos.
Desenrosca tampas de garrafas e potes, abre e fecham caixas, zíperes, velcros etc.
Arrisca novos gestos como escalar, subir e descer, transpor obstáculos, entrar e sair de caixas, passarem por tuneis etc.


             BOM TRABALHO!!

      
      REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


Ø  Jorge Batllori e Victor Escandell- 150 jogos para estimulação infantil-atividades para ajudar no desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos.ciranda cultural Ed 2009

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