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sexta-feira, 4 de março de 2011

PROJETO DA EMEI

PROJETO: “DO LIXO AO LUXO: RECICLAR É VIVER”.

PERÍODO:

Maio à novembro


EMEI MARIA GONÇALVES RODRIGUES




DIRETORA: ELDA CONCEIÇÃO LOPES

COORDENADORA: ELIANA DA SILVA SANTOS MENDES

PUBLICO ALVO:

COMUNIDADE


RESPONSÁVEL DIRETO:

DIRETOR, COORDENADOR E PARCEIROS DA COAMARI


RESPONSÁVEL INDIRETO:

ADI´S, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E ALUNOS.


JUSTIFICATIVA:

Garantir que haja recursos naturais suficientes para a manutenção da vida humana na Terra, tal qual a conhecemos, é, sem dúvida, o maior desafio deste século. Em conseqüência e em nome de um progresso irresponsável, que considerava o ser humano dissociado de seu ecossistema, acordamos (e parece que ainda muito sonolentos) para a obrigação de preservar o que ainda nos resta, e recuperar o que da Natureza foi vilipendiado.
  É importante investir na educação para o consumo responsável: evitar que nossas reservas sejam exauridas para atender as necessidades insaciáveis do consumismo moderno. É remodelando o comportamento do ser humano que poderemos redefinir o que é realmente essencial para sua sobrevivência, poupando dessa maneira nossos recursos naturais.
    No entanto, é utopia imaginar que poderíamos retornar ao estilo de vida tribal de nossos antepassados mais remotos, e ainda assim, isso não significaria impacto ambiental zero. Mesmo consumindo de maneira responsável, nós continuaremos precisando transformar os materiais naturais para garantirmos a manutenção da nossa espécie. Para minimizar os riscos e impactos da ação humana, e recuperar grande parte do que já foi consumido, podemos contar com a reciclagem de materiais e alimentos.
Enfim devemos pensar que com nossas ações não mudamos o mundo inteiro, mas o melhor caminho a trilhar por nossa geração é FAZER DA COMUNIDADE UM EXEMPLO E DA ESCOLA UM CENTRO DE MUDANÇA.

OBJETIVO GERAL:                                             

Promover a educação ambiental em nossa comunidade, conscientizando sobre a importância do destino do “lixo” e a reutilização de materiais recicláveis e aproveitamento de alimentos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


·       Informar sobre o impacto do lixo para o meio ambiente e para nossa vida e seu tempo no meio ambiente;
·       Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo;
·       Conhecer os procedimentos atualmente adotados para o lixo em nosso município;
·       Conhecer a realidade e o material reciclável na escola e em seu entorno;
·       Conscientizar e motivar a equipe escolar e comunidade para envolverem-se na separação de seu lixo;
·       Identificar diferença existente entre reciclar e reutilizar, percebendo que alguns materiais podem ser usados para confecção de objetos e brinquedos, etc.;
·       Promover a integração e sensibilização de todos da comunidade para o projeto desenvolvido pela escola de forma a diminuir o impacto do lixo no ambiente;
·       Reconhecer ações que podem ser começadas em nossa própria casa;

METODOLOGIA E AÇÕES:                         

·       Palestras;
·       Filmes;
·       Culinária;
·       Confecções de cartazes;
·       Distribuição de panfletos;
·       Pesquisas;
·       Entrevistas;
·       Passeata
·       Coleta seletiva na EMEI (o que já vem acontecendo nos anos anteriores);
·       Mini cursos para reaproveitamento de alimentos;

ETAPAS DO PROJETO:       

1° momento: Abertura - palestras com os membros da COAMARI;
2° momento: Encontro com os pais sobre a importância da água (filme - O Futuro da Terra);
3º momento: Entrega de sacos plásticos aos pais e funcionários para trazerem de casa os materiais recicláveis;
4º momento: Passeata pelo bairro com cartazes (preservação do meio ambiente) confeccionado pelos pais;
5 º momento: Confecção de panfletos realizados pelos alunos para ser entregue aos pais e comunidade;
6º momento: Encontro para confecção de roupas com materiais recicláveis;



7º momento: Desfile com roupas confeccionadas com materiais recicláveis;
8° momento: Aula de culinária sobre reaproveitamento de alimentos;
9º momento: Encontro de pais para degustação de alimentos utilizando receitas aprendidas na aula de culinária;
10º momento: Distribuição de brindes para os alunos que trouxerem maior quantidade de sacos com materiais recicláveis.

 RECURSOS:

Serão utilizados diversos materiais tais como: papel pardo, sacos, data-show, TV, DVD, rádios, suportes de pinturas e desenhos, cartazes, panfletos, materiais recicláveis, etc.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita durante a aplicação do projeto e no seu término analisaremos se haverá mudança de comportamento dos pais em relação á compreensão da importância de reduzir seu próprio lixo reutilizando quando necessário e fazendo a coleta seletiva sempre.

PROJETOS QUE FORAM TRABALHADOS NA EMEI NO ANO 2010




BRINCAR PARA CRESCER...
PARA APRENDER É PRECISO ESTIMULAR!!

     TURMA BERÇÁRIO II
                                                         1 A 2 ANOS
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS
                                  ANA FLÁVIA
                                  JULIANE
                                  SILVIA

DIRETORA: ELDA

COORDENADORA: ELIANA

Período: AGOSTO a novembro  Ano: 2010

Emei: Maria Gonçalves Rodrigues

Justificativa:
      Percebendo que a criança é um sujeito ativo, capaz de construir o seu conhecimento, pensamos em continuar a qualificação do Berçário, propiciando que essa construção ocorra num ambiente favorável, repleto de estímulos e desafios planejados de acordo com suas necessidades.       Através dessa intencionalidade é que justificamos o ato de descobrir e brincar no Berçário.
        Ao planejarmos as diversas oportunidades de as crianças realizarem novas experiências levamos em conta o seguinte questionamento: o que será experiência para cada uma delas? O que vai tocá-las? É importante para a criança ou é apenas uma atividade planejada pela professora sem levar em conta os interesses e os modos de pensar e agir dos pequenos? O que se planeja está pautado nos jeitos de ser e de se expressar daquelas crianças? Respeita os seus tempos?
          A proposta tem a intenção de ampliar e enriquecer o repertório cultural, afetivo, relacional dos pequenos?
OBJETIVOS GERAIS:

          Propiciar um ambiente repleto de oportunidades que favoreçam o descobrir, o experenciar e o brincar de modo prazeroso e constante, sem barreiras, sem negações, com ações que transmitam segurança, criem vínculos e sejam ricos em sutilezas de ações.
          Essas descobertas experenciadas no brincar é que irão ajudar no desenvolvimento das habilidades que as crianças estão adquirindo (noção de espaço, consciência corporal, percepções, linguagem, habilidades motoras).


”A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo”. (DAHLBERG, MOSS e PENCE, 2003, p. 72)