PROJETO: “DO LIXO AO LUXO: RECICLAR É VIVER”.
PERÍODO:
Maio à novembro
EMEI MARIA GONÇALVES RODRIGUES
DIRETORA: ELDA CONCEIÇÃO LOPES
COORDENADORA: ELIANA DA SILVA SANTOS MENDES
PUBLICO ALVO:
COMUNIDADE
RESPONSÁVEL DIRETO:
DIRETOR, COORDENADOR E PARCEIROS DA COAMARI
RESPONSÁVEL INDIRETO:
ADI´S, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E ALUNOS.
JUSTIFICATIVA:
Garantir que haja recursos naturais suficientes para a manutenção da vida humana na Terra, tal qual a conhecemos, é, sem dúvida, o maior desafio deste século. Em conseqüência e em nome de um progresso irresponsável, que considerava o ser humano dissociado de seu ecossistema, acordamos (e parece que ainda muito sonolentos) para a obrigação de preservar o que ainda nos resta, e recuperar o que da Natureza foi vilipendiado.
É importante investir na educação para o consumo responsável: evitar que nossas reservas sejam exauridas para atender as necessidades insaciáveis do consumismo moderno. É remodelando o comportamento do ser humano que poderemos redefinir o que é realmente essencial para sua sobrevivência, poupando dessa maneira nossos recursos naturais.
No entanto, é utopia imaginar que poderíamos retornar ao estilo de vida tribal de nossos antepassados mais remotos, e ainda assim, isso não significaria impacto ambiental zero. Mesmo consumindo de maneira responsável, nós continuaremos precisando transformar os materiais naturais para garantirmos a manutenção da nossa espécie. Para minimizar os riscos e impactos da ação humana, e recuperar grande parte do que já foi consumido, podemos contar com a reciclagem de materiais e alimentos.
Enfim devemos pensar que com nossas ações não mudamos o mundo inteiro, mas o melhor caminho a trilhar por nossa geração é FAZER DA COMUNIDADE UM EXEMPLO E DA ESCOLA UM CENTRO DE MUDANÇA.
OBJETIVO GERAL:
Promover a educação ambiental em nossa comunidade, conscientizando sobre a importância do destino do “lixo” e a reutilização de materiais recicláveis e aproveitamento de alimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Informar sobre o impacto do lixo para o meio ambiente e para nossa vida e seu tempo no meio ambiente;
· Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo;
· Conhecer os procedimentos atualmente adotados para o lixo em nosso município;
· Conhecer a realidade e o material reciclável na escola e em seu entorno;
· Conscientizar e motivar a equipe escolar e comunidade para envolverem-se na separação de seu lixo;
· Identificar diferença existente entre reciclar e reutilizar, percebendo que alguns materiais podem ser usados para confecção de objetos e brinquedos, etc.;
· Promover a integração e sensibilização de todos da comunidade para o projeto desenvolvido pela escola de forma a diminuir o impacto do lixo no ambiente;
· Reconhecer ações que podem ser começadas em nossa própria casa;
METODOLOGIA E AÇÕES:
· Palestras;
· Filmes;
· Culinária;
· Confecções de cartazes;
· Distribuição de panfletos;
· Pesquisas;
· Entrevistas;
· Passeata
· Coleta seletiva na EMEI (o que já vem acontecendo nos anos anteriores);
· Mini cursos para reaproveitamento de alimentos;
ETAPAS DO PROJETO:
1° momento: Abertura - palestras com os membros da COAMARI;
2° momento: Encontro com os pais sobre a importância da água (filme - O Futuro da Terra);
3º momento: Entrega de sacos plásticos aos pais e funcionários para trazerem de casa os materiais recicláveis;
4º momento: Passeata pelo bairro com cartazes (preservação do meio ambiente) confeccionado pelos pais;
5 º momento: Confecção de panfletos realizados pelos alunos para ser entregue aos pais e comunidade;
6º momento: Encontro para confecção de roupas com materiais recicláveis;
7º momento: Desfile com roupas confeccionadas com materiais recicláveis;
8° momento: Aula de culinária sobre reaproveitamento de alimentos;
9º momento: Encontro de pais para degustação de alimentos utilizando receitas aprendidas na aula de culinária;
10º momento: Distribuição de brindes para os alunos que trouxerem maior quantidade de sacos com materiais recicláveis.
RECURSOS:
Serão utilizados diversos materiais tais como: papel pardo, sacos, data-show, TV, DVD, rádios, suportes de pinturas e desenhos, cartazes, panfletos, materiais recicláveis, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante a aplicação do projeto e no seu término analisaremos se haverá mudança de comportamento dos pais em relação á compreensão da importância de reduzir seu próprio lixo reutilizando quando necessário e fazendo a coleta seletiva sempre.